Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil, formado por 21 ilhas e apenas 17 quilômetros quadrados, esbanja belezas naturais, com mar de águas claras, praias de areias douradas, corais, mata, formações rochosas e ampla biodiversidade.
Considerado Patrimônio Mundial Natural desde 2001 pela Unesco. O distrito está dividido entre APA (Área de Preservação Ambiental) e Parque Nacional Marinho.
Onde fica Fernando de Noronha?
Situa no Oceano Atlântico, distante 545 km a nordeste da capital pernambucana, Recife. Fernando de Noronha é um arquipélago do Brasil pertencente à Mesorregião Metropolitana do Recife e à Microrregião de Fernando de Noronha. Fernando de Noronha ocupa uma área de 26 km² no total, sendo 17 km² a ilha principal. Ela é formado por 21 ilhotas, ilhas e rochedos com origem vulcânica.
Imagens de Fernando de Noronha
Atrações de Fernando de Noronha
Noronha tem uma infinidade de atrativos e atividades que podem ser curtidas dentro e fora da água, com passeios de barco, de bugue, surf, mergulhos, observação de golfinhos caminhadas em trilhas e a simpática Vila dos Remédios.
O mergulho de cilindro é a atração principal e não pode ficar de fora do roteiro. Acompanhado por instrutores, você se diverte e se encanta com as belezas escondidas nas piscinas naturais do Atalaia. Tartarugas, arraias e pequenos tubarões dão o ar da graça e nadam lado a lado com os visitantes.
De dezembro a março, as praias da ilha – em especial a da Cacimba do Padre – ganham ondas perfeitas que variam de dois a cinco metros, essa e a época ideal para os surfistas.
Como chegar a Fernando de Noronha
Só é possível chegar via avião ou embarcação. E a entrada de visitantes é limitada, como forma de preservar as belezas naturais do arquipélago.
Avião
Há voos para Fernando de Noronha partindo de Natal e Recife – a viagem leva aproximadamente 1h20. Na chegada, você evita uma fila razoável se já tiver pago a taxa ambiental obrigatória pela internet (R$ 48,20 por dia; no site oficial). Hotéis e pousadas oferecem traslado grátis a partir do aeroporto.
Embarcação
Cruzeiros de grandes companhias e veleiros são outras opções para quem quer conhecer Noronha entre novembro e março. Pacotes, programação e tempo de duração variam.
Quando ir
O sol brilha o ano todo no arquipélago, com maior índice de chuvas entre os meses de abril e agosto as diárias ficam mais baratas. A temperatura varia pouco durante o ano, com máximas de 30ºC e mínimas de 25ºC. Entre setembro e outubro, o mar é perfeito para mergulhos. E, de dezembro a fevereiro, as ondas favorecem os surfistas.
Pousadas em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha tem opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos, desde pousadas vips, algumas intermediárias e as pousadas domiciliares que são residências de moradores que foram adaptadas para receber confortavelmente seus hóspedes.
A maioria das pousadas apresentam instalações e serviços simples, porém confortáveis com quartos dispondo de frigobar, tv, ar-condicionado, banheiro privativo com chuveiro quente.
Restaurantes
Os restaurantes espalhados pela ilha oferecem comida saudável e com ingredientes frescos, sendo a maioria dos pratos feita à base de peixes e frutos do mar. Grande parte dos produtos vem do continente, o que inflaciona a conta. Na hora de escolher o prato, pergunte pelo peixe mais fresco, pescado nos arredores da ilha.