Warning: session_start(): open(/tmp/sess_9ci06r9bdkuh1ao6bon3vec1t4, O_RDWR) failed: Disk quota exceeded (122) in /home/resum4a5/public_html/lugaresparaviajar.com.br/wp-content/themes/boombox/includes/rate-and-vote-restrictions/vote/class-boombox-vote-restriction.php on line 193

Warning: session_write_close(): open(/tmp/sess_9ci06r9bdkuh1ao6bon3vec1t4, O_RDWR) failed: Disk quota exceeded (122) in /home/resum4a5/public_html/lugaresparaviajar.com.br/wp-content/themes/boombox/includes/rate-and-vote-restrictions/vote/class-boombox-vote-restriction.php on line 196

Warning: session_write_close(): Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in /home/resum4a5/public_html/lugaresparaviajar.com.br/wp-content/themes/boombox/includes/rate-and-vote-restrictions/vote/class-boombox-vote-restriction.php on line 196
Jovens entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil – Lugares para Viajar

Jovens entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil


Uma nova lei permite que Jovens entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil. Mas nem todo mundo sabe disso.

Previsto no Estatuto da Juventude, o direito foi regulamentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A lei garante que ônibus interestaduais tenham dois lugares reservados para que jovens de 15 a 29 anos possam viajar de graça. Caso os lugares já estejam ocupados, outros dois devem ser disponibilizados com 50% de desconto.

Para garantir o direito de viajar de graça, o jovem precisa se encaixar também no perfil de renda de até dois salários mínimos, ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e possuir a ID Jovem, documento virtual emitido que pode ser solicitada pela internet ou por aplicativo de celular.

Link para o download do aplicativo na imagem












Alem de poder viajar de graça, por esse programa você pode também assistir shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada. Essa é uma iniciativa do Governo de tornar a cultura mais acessível à jovens de baixa renda. Segundo o governo federal, mais de 18 milhões de jovens devem ser contemplados com esse benefício e com a garantia da meia entrada em eventos culturais e esportivos.

Quando for usar a sua identidade para viajar ou ir em algum evento, não é necessário imprimir. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento em que for pegar o ingresso, acompanhada de um documento oficial com foto. E se caso alguma companhia de viagem ou bilheteria de um evento tenha se recusado a liberar os bilhetes, você deve ir diretamente ao Procon e abrir uma reclamação.

Para viajar de graça

Para viajar de graça, a reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá ser feita, no mínimo, três horas antes da viagem. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que fizer a solicitação do bilhete ou ingresso. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e mais duas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as passagens gratuitas.

Se o direito não for garantido, o usuário pode procurar pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que tem postos de atendimento em muitas rodoviárias ou pelo telefone 166. O benefício integra o Direito à Cultura e o Direito ao Território e à Mobilidade, do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

Comentários

Comentários

log in

reset password

Back to
log in